19/06/2018 - Como manter o jardim bonito no inverno?

Por Danny Braz

No próximo dia 21, chegará oficialmente a estação mais fria do ano. Normalmente, com ela, é comum flores simplesmente não nascerem e folhas ficarem secas, quase sem vida. Mas, se você não quer que o seu jardim morra ou fique feio nesse inverno, é muito importante se atentar a alguns detalhes.

O mais importante deles é a irrigação. O inverno é a estação menos chuvosa e, quem não mantém uma regularidade na irrigação pode ver as consequências mais tarde. Por outro lado, é preciso cuidado para não irrigar em excesso, o que pode ocasionar a proliferação de fungos.

Por esse motivo, dependendo do tamanho do jardim, vale a pena investir num sistema de irrigação. Com ele, é possível distribuir a quantidade ideal de água para cada tipo de espécie, evitando assim a falta ou o excesso de água para cada uma. Outra vantagem é o uso inteligente da água. Esses sistemas trabalham com captação de água de chuva, o que significa economia financeira e consciência ambiental, resultando numa beleza muito mais sustentável.

Outra dica importante é adubar o solo. Muitas espécies cessam as atividades durante esse período, enquanto se preparam para a primavera. Portanto, esse é um momento para cuidar da terra, facilitando a oxigenação e intensificando o fortalecimento.

Algumas plantas são mais resistentes às baixas temperaturas, não exigindo grandes esforços, como é o caso das coníferas, os populares pinheiros. Já as plantas tropicais, hortaliças e árvores frutíferas precisam de mais atenção.

Muitas requerem poda nessa época. Retire folhas mortas e galhos secos, mas preserve as que estão com botões. Ao cortar a grama, é importante retirar os resquícios com uma vassoura apropriada, evitando danificar o jardim. É importante que o gramado não receba tráfego, principalmente no início, quando a terra está assentando.

Mantendo todos os cuidados necessários, além da manutenção preventiva, a probabilidade do seu jardim resistir às baixas temperaturas é muito maior. Mais do que preservá-lo, cuidar dele nesse momento significa prepará-lo para estar ainda mais bonito quando a primavera chegar.

NÓS PREZAMOS PELA

Inovação

Pioneirismo e inovação é nossa marca registrada e preocupação constante em nosso dia a dia.

Qualidade

A Regatec prima pela qualidade e execução dos projetos. Investimos frequentemente em pessoas e ferramentas visando sempre a eficiência dos projetos e economia de agua e energia.

Tecnologia

Estamos focados em utilizar os mais modernos equipamentos e softwares presentes no mercado mundial.

Criatividade

Somos movidos a desafios que estimule nossa criatividade para execução dos projetos cada vez mais eficientes com o que há de mais moderno no mercado de Irrigação.

Sustentabilidade

Esta é preocupação e foco constante. Executar cada vez mais projetos sustentáveis e com economia de água e energia.

COMPROMETIMENTO e CREDIBILIDADE: Mais de três mil obras entregues em 27 anos de atuação.

www.regatec.com.br